Centro de Treinamento IPAF

Centro de Formação Aprovado - Socage do Brasil

Centro de Formação Aprovado –  Socage do Brasil

A Socage do Brasil agora é Centro de Treinamento IPAF.

A IPAF (International Powered Access Federation) promove a segurança na utilização das plataformas aéreas e tem como objetivo maior a prevenção de acidentes, isso feito por meio de um programa de formação de operadores cuidadosamente elaborado e ministrado por instrutores qualificados em Centro de Treinamento homologado pela IPAF.

Para as plataformas aéreas sobre caminhão o operador deve se qualificar na categoria 1b (Plataformas de lança autopropelidas -com escoras-, reboques/trailers, plataformas montadas em veículos), esta categoria de treinamento até então era carente no Brasil e agora se torna viável através do Centro de Treinamento Socage do Brasil, é a oportunidade que nós juntos com a IPAF oferecemos para interessados em formar operadores de plataformas aéreas sobre caminhão, levando em consideração da importância que se dá a qualificação da mão de obra associada ao equipamento ideal para o serviço em altura.

Conhecendo melhor as categorias de treinamento plataformas aéreas segmentadas pela IPAF:

Categorias existentes PEMP/PTA:

a. Estática Vertical (1a)

TIPO 1: O deslocamento só é permitido com a PEMP/PTA em sua posição de transporte (conduzida através da plataforma até à sua posição).
GRUPO a: Tipo de PTA/PEMP onde a projeção vertical do centro da área da plataforma, na inclinação máxima do chassi especificada pelo fabricante, está sempre dentro das linhas limite de inclinação.

b. Estática de Braço/lança (1b)

TIPO 1: Deslocamento da PEMP/PTA permitido somente em posição de transporte.
GRUPO b: PTAs/PEMPs em que a projeção vertical do centro da área da plataforma, na inclinação máxima do chassi especificada pelo fabricante, pode ficar fora das linhas de inclinação.

c. Especial:

Esta categoria inclui máquinas de tipo 2 onde a translação da plataforma de trabalho elevada é controlada de um ponto de comando no chassi e máquinas pouco comuns como as unidades tipo suspensas ou montadas sobre trilhos. Peça auxílio à administração IPAF.

d. Móvel Vertical (3a)

TIPO 3: O deslocamento com a plataforma elevada é controlado de um ponto de comando na plataforma de trabalho.
GRUPO a: Tipo de PTA/PEMP onde a projeção vertical do centro da área da plataforma, na inclinação máxima do chassi especificada pelo fabricante, está sempre dentro das linhas limite de inclinação.

e. Móvel de Braço/lança (3b)

TIPO 3: O deslocamento com a plataforma
elevada é controlado de um ponto de comando
na plataforma de trabalho.
GRUPO b: PTAs/PEMPs em que a projeção vertical do centro da área da plataforma, na inclinação máxima do chassi especificada pelo fabricante, pode ficar fora das linhas de inclinação.

f. Dispositivo aéreo isolado (IAD)

Qualquer PEMP/PTA fabricada com seções especialmente isoladas do braço/lança ou do conjunto pantográfico para a finalidade de isolamento elétrico.

g. Vertical Unipessoal (PAV)

PTA/PEMP não motorizada, que pode ser movida manualmente para a posição. Isto pode incluir um impulso assistido.
GROUPO a: Tipo de PTA/PEMP onde a projeção vertical do centro da área da plataforma, na inclinação máxima do chassi especificada pelo fabricante, está sempre dentro das linhas limite de inclinação.

Resumindo:

Vertical estática (1a): Plataformas verticais de pessoal (estáticas)

Lança estática (1b): Plataformas de lança autopropelidas (com escoras), reboques/trailers, plataformas montadas em veículos

Vertical móvel (3a): Elevadores de tesoura, plataformas verticais de pessoal (móveis)

Lança móvel (3b): Lanças autopropelidas

Vertical rebocada (PAV): Vertical rebocada

Especial (SPECIAL): Máquinas especiais

  • Plataformas de cremalheira (MCWP)
  • Plataformas aéreas isoladas (IAD)
  • Uso e inspeção do cinto de segurança (H)
  • Carregar e descarregar (LOAD)
  • PTAs para gerentes (MM)

Fonte: IPAF.org/pt/treinamento/categorias/

Nos colocamos a disposição para maiores informações e esclarecimentos. Solicite nossa apresentação entrando em contato pelo e-mail: socage@socage.com.br

Sobre Socage do Brasil

Departamento de Comunicação - Socage do Brasil: Plataformas aéreas de qualidade internacional, agora no Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *